Inteligência

Eu quero falar um pouco sobre inteligência.

Eu sempre recebi como elogio, essa característica "inteligente" e nunca concordei com isso. Para mim, uma pessoa inteligente além de ser digna de admiração, comprova os fatos, tem um raciocínio rápido, domina o assunto que se propõe a dominar ou ainda tem propriedade em diversos.

Eu não acho que eu cumpra esses requisitos (mesmo não sendo impostos por ninguém, isso é claramente coisa da minha mente) e ainda assim, insistem em me dizer isso: "Você é inteligente".

É estranho, mas ouvir isso é doloroso, pois me sinto uma farsa. As pessoas veem de mim o que eu permito que vejam, mas só eu sei como é conviver com todas as características negativas que me boicotam. Não tenho um assunto que domino, nos outros que me proponho a conhecer fico bem mediana. Isso me afeta em todos os aspectos da minha vida (acadêmica, pessoal, profissional).

Não dominar nada do que me cerca me faz sentir muito frustada. Tudo que me proponho a fazer, fico na média. É sempre uma luta ter pelo menos um 9, quem dirá um 10. E o pior, o fato de eu ser "imediatista" (gosto de coisas que acontecem rápido) só piora a situação. Normalmente se descubro ou me proponho a algo, me dedico mesmo, faço imersão profunda, mas se o resultado não vem na velocidade esperada, eu logo desanimo e as chances de abandonar a situação é grande. Mas, se abandonar o barco não é opção, eu me obrigo, me arrasto e me contento com a média.

Sim, essa discussão é digna de uma terapia, mas eu fui obrigada a parar por enquanto.

Parece que tudo que é admirado, cool ou necessário, ou eu sou mediana ou nem se quer tenho conhecimento.
Penso que eu tenho pontos fortes sim, mas parecem que não faço mais que a obrigação. Creio que eu escrevo bem, falo bem, organizada, na minha cabeça toda pessoa teria a obrigação de ser assim, isso é o mínimo e por pensar assim me diminuo e não valorizo nenhuma dessas características.

E você, é inteligente? Não me chame de inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gatilhos

Escrever para não enlouquecer? Medo.

A ansiedade de domingo